Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O bem mais precioso da coleção.

Há tanta coisa ruim nesse mundo, sabe. As vezes me pergunto o que mantém as pessoas presas à suas vidas: se seria apenas o medo de morrer, de saber o que poderia vir a seguir, caso algo realmente viesse. Mas aí lembro de tantas coisas boas que simplesmente fazem a existência ser algo preciosíssimo, uma montanha de tesouros que refulgem aos nossos olhos em certos momentos, que ocupam nossas cabeças e enchem o coração, nos dando vontade de aproveitar o que nos é dado enquanto há tempo. Sejam bons livros, boas músicas, boas memórias, a pilha existe pra cada pessoa, porque a própria vida vai adicionando 'objetos' à coleção com o tempo. Uns até podem perder seu encanto, ou desaparecer por debaixo de tantas novas realizações, mas mudanças assim mostram como estamos progredindo.

Só não tenho dúvidas ao apontar para o topo desse monte fulgurante de bens valiosos e dizer 'o mais importante é a amizade'. Mesmo. Não conheço outro objeto de minha coleção que me proporcione tanto bem quanto uma boa amizade. Costumo dizer que é o mais importante dos laços entre as pessoas, porque pode ou não estar presente em todo tipo de relacionamento. Dá para ser pai e filho, marido e mulher, irmãos, primos, colegas de trabalho ou vizinhos. Mas faz uma enorme diferença a presença da amizade em cada relação dessas, não é? Tudo realmente fica melhor, isso é inegável.

Somos por natureza seres solitários, cada qual com sua trilha a ser construída durante sua vida. Não é necessário deixar uma marca para ser lembrado, criar laços reais e profundos com coisa alguma. De fato, há pessoas que transitam pela vida e pouco descobrem sobre o que é criar bons laços com objetos que venham a enriquecer sua coleção. Contudo, há companhias que são tão bem vindas que chegam a aproximar suas trilhas das nossas, gerando a constante sensação de que não estamos tão sozinhos assim. Não é como se pudessem caminhar pela mesma linha por onde andamos, mas estão logo ao lado. Se um dos dois tropeçar, o outro pode dar um apoio e impedí-lo se rachar a cara no chão, o que faz toda a diferença, não é mesmo? Sem falar no poder de intromissão que um tem sobre o outro. "Tem um buraco bem aí, não está vendo?". E, olhem só, mais um contratempo evitado.

E muito mais que ajudar em momentos difíceis, amizade está em conhecer o caminho do outro, em compartilhar experiências e sentir que se é especial por ter alguém que está interessado em saber de sua caminhada solitária. Chama-se 'laço' por realmente envolver as pessoas e torná-las unidas de uma maneira inegável e potente, a ponto de o estado de humor de um alterar o do outro, a ponto de fazer tremer um caminho tranquilo ou enchê-lo de uma luz acalentadora. Está no topo dos tesouros por até conseguir fazer todos os demais serem mais interessantes! Descobrir que um de seus pertences do seu monte pessoal tem um parente não muito distante em outro monte, com características únicas e outras visões que podem enriquecer a sua, mostra como a amizade pode até melhorar o que já parecia bom.

Talvez nem para compartilhar, as vezes para justamente fazer segredo. Criar mistério. As vezes para apenas ficar por perto sem trocar uma palavra apenas porque a presença é agradável. As vezes para se sentir abraçado, reconfortado, ou para dar tudo isso em troca. Ser amigo é permitir que outra pessoa invada a sua vida e se torne um motivo para que você continue preso a essa existência que poderia ser triste, e que as vezes de fato o é!

Não consigo me imaginar sem meus amigos. E vocês?

3 comentários:

  1. Nossa...adorei o texto, muito mesmo.

    Com certeza não consigo me imaginar sem meus amigos ^^ A amizade é o mais importante sim.

    Fico feliz em ter você na minha coleção ^^v ( mesmo que às vezes eu queira te trancar e pegar seu brilho só pra mim xD *egoísta* )

    Realmente você deveria escrever mais vezes, mas tudo bem, eu aguardo seus impulsos ^^

    Mais uma vez, ótimo texto ^^ Parabéns

    **=

    ResponderExcluir
  2. E eu que me achava o último biscoito do pacote chamado "nossa família" xDD
    Estou brincando xDD Adorei o texto, e ainda sinto vontade de te dar uns tapas por não usar mais esse dom que tem. Entre outros que também tem e poderia usar mais, mas fazer o que, né? Se for por mim, vou adorar fazer um desses tesouros parecer cada vez mais interessante para que você possa usá-lo mais e mais =P
    E, fato, a amizade é a base de uma boa relação, seja ela qual for. E quando a amizade some, pouco resta a não ser um monte de escombros, pedras a se carregar, verdadeiros fardos.
    Tenho amigos importantes para mim, e acho que sem eles eu ainda estaria mergulhado em trevas. Por isso, agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei, muitas vezes, que não tinha meus amigos em determinados momentos, como você bem sabe. Mas o simples fato da existência deles, do contato virtual ou até mesmo psíquico, me faz discordar de mim mesmo, voltar atrás e pensar mais um pouco. Se eu não tivesse, de fato, amigos, como seria a minha (nada mole) vida? Talvez um finíssimo fio de existência com um cromado descascado em volta, pendurado em algum telhado velho cujo tempo desgastou. E estaria lá, balançando no ritmo de uma leve brisa, mas poderia ser levado a qualquer momento ou, simplesmente, deixar de existir após um vendaval que me desintegrasse. Mas as boas amizades, precenciais ou não, virtuais, surreais e sentimentais fazem de mim um grosso cordão. Não inquebrável, nenhum de nós é. Mas bem firme, bem forte, e bem recoberto por uma espessa camada de cera. Uma que não derrete e nem se desgasta facilmente. Uma que dura. Dura o tempo inteiro de uma vida mais feliz. Eu também agradeço.

    ResponderExcluir